20 dezembro 2011

Conscientização popular - Serra do Japi - COATI

Apesar de toda a sua importância dentro do contexto ecológico, a Serra do Japi ainda é desconhecida pela maioria da população jundiaiense.

Muitos desconhecem a sua localização, alguns não sabem em qual direção ela fica, e outros acreditam que a Serra do Japi é somente um "punhado" de morros verdes que servem para "encher os olhos".

Mesmo com um grande número de cidadãos conscientes sobre a beleza e a biodiversidade do maciço florestal japiense e alguns grupos de defesa, como por exemplo, o conselho gestor da Serra, ainda não faz parte do consciente coletivo o senso de importância e a necessidade de proteção e defesa do Japi.

Para o poder público, parece não convir tal "popularização" sobre a sua importância, visto a compactuação de alguns setores da política local junto aos empreendedores interessados em explorar o Japi através do turismo de alto padrão, com resorts, hotéis, restaurantes e espaços de entretenimento.

Como prova do interesse em "despopularizar" o acesso e o conhecimento dos jundiaienses sobre o Japi, a prefeitura suspendeu o programa de educação ambiental e visitas monitoradas às trilhas da Reserva Biológica, pois dentro de suas estratégias "maquiavélicas" de planejamento, sabem que políticas de gestão participativa e promoção da educação ambiental podem vir a ser entraves democráticos para os projetos de ocupação já deliniados nos bastidores.

Visando promover essa popularização, O COATI, a maior ONG ambientalista de Jundiaí, com um histórico considerável de serviços prestados a comunidade jundiaiense e às futuras gerações, pretende no início do próximo ano, colocar em prática o maior projeto de popularização e conscientização da Serra do Japi já visto na cidade, através do ressurgimento da campanha: Serra do Japi "Quem deve cuidar somos nós" que visa atingir com conteúdo e essência ambientalista a população de massa, através de exposições ilustrativas intinerantes em escolas, espaços públicos, supermercados, praças e demais locais, aonde a população poderá tomar conhecimento sobre a sua importância ambiental, hidrológica e científica, saber da sua localização, conhecer a sua biodiversidade, enfim, conscientizar-se sobre o valor natural e imaterial da Serra do Japi.

O COATI acredita, que desta forma, por meio do consciente coletivo e além das redes sociais e pequenos grupos, seja possível dar a Serra do Japi a força de proteção que ela precisa, e assim evitar que a suas águas e a sua biodiversidade sejam supridas da comunidade jundiaiesne e direcionada à futuros empreendimentos de alto padrão.

A exclusão ilegal do COATI do COMDEMA, serviu de inspiração para a retomada de suas ações, paralelas aos do poder público, pois o COATI é uma ONG genuinamente ambientalista, que não compactua com interesses políticos ou empresariais.

Nenhum comentário: