27 abril 2011

Materia prima no lixo

Resolver o problema do lixo no Brasil têm sido um grande desafio para governos e sociedade.

Além de causar sérios problemas ambientais e de saúde pública, o lixo é responsável pelos contratos públicos mais caros na maioria das cidades do mundo, e isso se deve a dois fatores, o primeiro está diretamente relacionado a questão política, visto que as empresas de gerenciamento (coleta e disposição) são na maioria das vezes as principais financiadoras de políticos e campanhas eleitorais, e a segunda, devido a falta de capacidade técnica de agentes públicos que quase sempre são "escalados" mais para garantir os interesses políticos-empresariais do que para gerir com eficiência o problema.

É possível observar claramente a falta de interesse e capacidade do poder público em gerir a questão como um problema de ordem social, com o propósito corrente de favorecer setores privados deixam de promover a inclusão social e a geração de renda através de cooperativas e incubadoras socioambientais, isso além de onerar os cofres públicos e favorecer uma minoria incentiva a informalidade de sucateiros e "atravessadores" que antecedem coletas de responsabilidade do poder público retirando os resíduos com maior valor econômico.

Existe uma grande resistência da classe política com ações que efetivamente diminuam o volume de lixo destinado aos aterros, pois ações como estas vão na contramão de possíveis "conchavos" existentes junto as empresas do setor, que possuem no peso e no volume as medições e respectivas cobranças.

Atualmente o cidade de Jundiaí possui um aterro de resíduos direcionado ao depósito de inertes (entulho), que além de receber uma série de resíduos com caractarísticas não inertes devido a falta de uma fiscalização eficiente, ainda pode estar com a sua capacidade expirada.

A questão do lixo precisa ser tratada como uma ferramenta de desenvolvimento socioambiental, em um processo aonde despesas operacionais resultem em receitas sociais e ambientais, para que assim o lixo deixe de ser um ônus para a sociedade ou moeda de barganha política e se torne matéria prima dentro de cadeias de produção ecológica.

Um comentário:

Letícia disse...

Sendo muito otimista, talvez com a nova Política Nacional de Resíduos Sólidos haja um maior comprometimento da Administração Pública. O que vocês acham que a Lei 12.305/11 mudurá nesse cenário caótico que existe acerca do lixo?
Creio que atualmente esse é o maior problema ambiental já enfrentado. Há soluções das mais diversas, mas falta comprometimento e ética socioambiental no Executivo.
Nossa legislação é farta, mas sua efetividade, como bem colocado por esse Conselho, fica ao sabor da vontade e interesses escusos dos políticos