17 dezembro 2009

Serra do Japi

O COMDEMA que têm como objetivo ampliar a discussão a cerca dos possíveis mecanismos de preservação da Serra do Japi.

Dentre os assuntos debatidos pelo conselho, estão, a implementação efetiva do Plano de Manejo da Reserva Biológica, os instrumentos de fiscalização do seu território, o cumprimento das leis de proteção existentes, a proposta de criação do Parque Estadual, a criação de RPPNs (Reserva Particular do Patrimônio Natural) e demais questões propostas pelos diferentes segmentos da sociedade representados no COMDEMA.

Desta forma, o conselho pretende elaborar e apresentar ao poder público, propostas que visem a efetiva proteção do Japi, evitando assim, o uso inadequado do seu território e conseqüente degradação.

Em 2009 foi criado o consórcio da Serra do Japi, composto por Jundiaí, Cabreúva, Bom Jesus de Pirapora e Cajamar, com o objetivo de implementar políticas integradas e voltadas a gestão territorial sustentável.


13 dezembro 2009

Aziz Ab'Saber comenta sobre Copenhage

Acompanhe a entrevista do Geógrafo responsável pelo tombamento da Serra do Japi, Prof° Aziz Ab'Saber, na qual afirma que a Humanidade não exerce influência direta sobre o ciclo climático do Planeta. Leia mais…

12 dezembro 2009

Defesa dos corpos hídricos

O COMDEMA vêm acompanhando as obras do PAC conduzidas pela Prefeitura de Jundiaí e direcionadas a drenagem de águas pluviais e a canalização de corpos hídricos da cidade, entre eles o córrego da Av. 09 de Julho, Colônia, Jd. Guanabara, Retiro e demais regiões da cidade.

Atento aos graves problemas causados por intervenções inadequadas e que não priorizam a preservação ambiental e o correto manejo de águas pluviais, o conselho vêm buscando interagir com o poder público municipal, propondo e apontando caminhos que atendam as expectativas dos diversos segmentos da sociedade representados no conselho e as premissas do crescimento sustentável.


No ultimo mês de novembro, conselheiros do COMDEMA vistoriaram as obras do córrego do mato (09 de Julho) e constataram alterações em relação ao projeto aprovado em 2008, bem como, nas diretrizes estabelecidas no Termo de Ajustamento de Conduta, firmado entre o Ministério Público e a Prefeitura de Jundiaí.

Após diversas solicitações ao poder público, o projeto definitivo da obra da 09 de Julho foi entregue ao COMDEMA no último mês de novembro.

Agora, o projeto passa pela análise do conselho, que em seguida emitirá um parecer técnico com o seu posicionamento a respeito da obra proposta.

Outras intervenções em corpos hídricos da cidade, também serão objeto de análise do COMDEMA.