12 dezembro 2009

Defesa dos corpos hídricos

O COMDEMA vêm acompanhando as obras do PAC conduzidas pela Prefeitura de Jundiaí e direcionadas a drenagem de águas pluviais e a canalização de corpos hídricos da cidade, entre eles o córrego da Av. 09 de Julho, Colônia, Jd. Guanabara, Retiro e demais regiões da cidade.

Atento aos graves problemas causados por intervenções inadequadas e que não priorizam a preservação ambiental e o correto manejo de águas pluviais, o conselho vêm buscando interagir com o poder público municipal, propondo e apontando caminhos que atendam as expectativas dos diversos segmentos da sociedade representados no conselho e as premissas do crescimento sustentável.


No ultimo mês de novembro, conselheiros do COMDEMA vistoriaram as obras do córrego do mato (09 de Julho) e constataram alterações em relação ao projeto aprovado em 2008, bem como, nas diretrizes estabelecidas no Termo de Ajustamento de Conduta, firmado entre o Ministério Público e a Prefeitura de Jundiaí.

Após diversas solicitações ao poder público, o projeto definitivo da obra da 09 de Julho foi entregue ao COMDEMA no último mês de novembro.

Agora, o projeto passa pela análise do conselho, que em seguida emitirá um parecer técnico com o seu posicionamento a respeito da obra proposta.

Outras intervenções em corpos hídricos da cidade, também serão objeto de análise do COMDEMA.

7 comentários:

fábio campos disse...

mobilizar a sociedade é o papel principal do conselho, que possui uma atuacão institucional, imparcial e voltada aos princípios do bem comum.

Henrique Parra Parra Filho disse...

Parabéns pela criação do blog!
É um sinal importante da transparência do conselho e da busca por aproximação com outros movimentos e com o cidadão jundiaiense.

Qual é a proposta do blog?
Postar todas as pautas, atas, disponibilizar o regimento interno, as decisões etc? Quem são os conselheiros e quem posta aqui no blog?

Aos poucos, são informações legais de serem botadas aqui.

Parabéns.

Um abraço,
henrique

Momento Saúde disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Momento Saúde disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Carina Picolo disse...

Gerir, Aconselhar, Administrar, Fiscalizar, Acompanhar, Voluntariar-se..!! Requisitos latentes dessa turma atual do Comdema!!

Parabéns pelos feitos importantes do ano de 2009 e que a capacidade de todos vocês sejam extraídas e utilizadas com mais e mais plenitude em 2010!

Nós, cidadãos de jundiaí, agradecemos!!

Cleber disse...

O Comdema não pode se antecipar aos projetos destruidores da prefeitura? Não pode apresentar à prefeitura propostas de recuperação de APPs, renaturalização de córregos e criação de parques lineares onde isso ainda é possível? Antes que surjam novas canalizações e avenidas! Poderíamos fazer um levantamento das possibilidades, e lançar a idéia junto com uma campanha de conscientização, para buscar apoio da população.

Cleber disse...

As obras no córrego do Mato recomeçaram. Sem alterações no projeto, sem cuidado nenhum com a vida do córrego, e sem respeito nenhum aos debates que estamos promovendo... Ninguém segura esse rolo compressor?