17 dezembro 2009

Serra do Japi

O COMDEMA que têm como objetivo ampliar a discussão a cerca dos possíveis mecanismos de preservação da Serra do Japi.

Dentre os assuntos debatidos pelo conselho, estão, a implementação efetiva do Plano de Manejo da Reserva Biológica, os instrumentos de fiscalização do seu território, o cumprimento das leis de proteção existentes, a proposta de criação do Parque Estadual, a criação de RPPNs (Reserva Particular do Patrimônio Natural) e demais questões propostas pelos diferentes segmentos da sociedade representados no COMDEMA.

Desta forma, o conselho pretende elaborar e apresentar ao poder público, propostas que visem a efetiva proteção do Japi, evitando assim, o uso inadequado do seu território e conseqüente degradação.

Em 2009 foi criado o consórcio da Serra do Japi, composto por Jundiaí, Cabreúva, Bom Jesus de Pirapora e Cajamar, com o objetivo de implementar políticas integradas e voltadas a gestão territorial sustentável.


5 comentários:

azevedo disse...

o raio de sol na flor pequenina, reflete a grandeza do seu criador, é tanta beleza, é tanta magia, trazendo a essência em seu esplendor!

Anônimo disse...

LUTEMOS PARA QUE OS JOVENS CIDADÃOS DAS CIDADES ENVOLVIDAS SE INTERESSEM PELOS TEMAS DESSE CONSELHO E PARA QUE PARTICIPEM E NÃO APENAS FIQUEM SE ENTORPECENDO EM BULEVARES E BARES DO ZÉ DA VIDA SEM SABER O QUE LHES CABE....
QUE SEJAM RESPEITADOS OS DIREITOS DE TODOS E PRINCIPALMENTE DOS IINTERESSADOS EM PRESERVAR DE ALGUMA FORMA A REGIÃO DA SERRA DO JAPI!

Cleber disse...

A Serra precisa urgentemente de corredores ecológicos que permitam a passagem de sementes e animais entre ela e outras matas. Esses corredores estão nos planos do Parque Estadual? Estão sendo pensados pelos municípios do consórcio? Esse talvez seja o maior desafio para a preservação da Serra: evitar que ela seja estrangulada pela expansão urbana à sua volta.

Henrique Parra Parra Filho disse...

Há algum plano do CONDEMA fazer evento para discutir os projetos que envolvem a Serra? (sobre o Parque Estadual e outras iniciativas)

COMDEMA disse...

Sim, o COMDEMA pretende apresentar um série de alternativas ao poder público, promovendo discussões e debates sobre diversos temas, para isso precisa da particpação de todos